sábado, 6 de setembro de 2014

3d blender para iniciante p1 3d blender for beginner p1

Introdução ao Blender


Este tutorial tem o objetivo de apresentar o Blender, uma maravilhosa ferramenta para a criação de gráficos 3D, 

assim como animações. Este texto não pretende tratar sobre detalhes muito profundos sobre a história do programa, licença, fabricante e outras informações que por vezes podem ser muito úteis. 

Há algum tempo atrás, o blender era distribuído em duas versões, uma freeware, a qual podiamos simplesmente baixar da página e usar, e outra chamada C-Key ou Complete-Key, a qual tinha mais recursos (diga-se de passagem, importantes recursos) e que era paga. Na data em que escrevi este texto, não só a versão C-Key se tornou grátis também, como foi lançada uma nova versão (2.0), também freeware, que tem várias inovações no mundo dos programas de modelamento 3D.

Dentre as novidades mais importantes, está o Blender Game Engine, o qual permite que o designer crie seus jogos sem o auxílio de qualquer outra ferramenta, usando apenas o Blender. Logicamente, o jogo fica bem mais lento (precisa de uma máquina bem mais veloz para rodar), mas é possível fazer jogos complexos em 3D e, a medida em que as placas de aceleração 3D forem se tornando mais comuns, poderá ser uma boa opção, asim como são softwares como o Macromedia Director ou o Multimedia Fusion, ambos operantes na plataforma windows.

Como quer que seja, há um ponto muito negativo dentre essa imensidão de vantagens que o blender tem: a falta de documentação. Embora o programa seja livre, a documentação não é. Ainda assim é possível encontrar muitos tutoriais e manuais via internet.

De qualquer forma, a informação mais difícil de encontrar não é sobre a interface do programa em si, mas sobre modelamento 3D em geral. Essa talvez seja uma das grandes vantagens do 3D Studio nesse ramo, visto que um livro sobre 3D Studio (existem vários, em qualquer livraria) acaba tratando não só sobre o programa em si, mas sobre modelamento e computação gráfica em geral. No momento em que escrevo isso, a Autodesk, fabricante do 3D Studio, acaba de anunciar a liberação de seu source.

Talvez quando ele for portado para Linux ele acabe sendo uma solução melhor em alguns casos, mas o Blender ainda assim continua sendo uma boa opção, por ser mais fácil de mexer, ser open source há mais tempo e precisar de máquinas bem menos potentes para rodar, assim como menos memória. Blender tem várias outras vantagens, como iremos vrificar, mas é importante o leitor estar ciente de que Blender não chegou (ainda?) ao patarmar de softwares de criação mais profissionais, como o 3D Studio, Maya, etc…

Um dos melhores usos do blender é para jogos. Ele é muito fácil para a criação de animações e de sprites.



Instalando

O Blender está disponível para várias plataformas, dentre elas Windows, Solaris e Linux. Para instalar o Blender no Windows, você só precisará baixar o executável e rodar. Nào é recomendável, no entanto, trabalhar profissionalmente com o blender nessa plataforma, pois o blender tem a capacidade de rodar plug-ins (extenções do software, os quais permitem que o mesmo adquira uma capacidade nova que não foi pensada quando o mesmo foi criado sem que haja necessidade de mexer no código fonte do programa), e estes só estão disponíveis para plataformas Unix. Se você não conseguiu descarregar o blender, clique no seguinte link para baixar a versão windows e nesse para baixar a versão Linux. Recomendo seu uso no Linux.

Para instalar no linux, baixe o tar ball para o diretório /tmp (por exemplo, claro) e digite os seguintes comandos como root (assumindo que o tar ball chame blender_current_version.tar.gz): tar -zxvf /tmp/blender_current_version.tar.gz -C /usr/local/ ln -s /usr/local/blender_current_version/blender /usr/bin/blender Veja que no segundo comando o diretório em questão se refere ao diretório criado com o comando tar, que descompactou o tarball para /usr/local. O segundo comando cria um link simbólico para o executável em /usr/bin, diretório que deve estar em seu PATH.

Uma nota importante, se você usa Linux Debian, apenas selecione o blender no dselect pelo método APT, o programa será automaticamente instalado e configurado. Na página do blender há mais informações sobre a instalação do programa.

Entrando no Programa

Para entrar no programa pelo windows, como já foi dito, basta descompactar o arquivo .zip e executar o arquivo .exe. No linux, basta digitar blender em um terminal e o programa será executado, se a instalação foi feita corretamente.

Ao entrar no programa, você irá se encontrar como uma tela como a abaixo:

Parece assustador não? Não, não é um simulador de vôo, é um programa de modelamento em 3D. Vamos dar uma olhada melhor nessa inteface e tentar descobrir o que significa. Não pretendo me aprofundar na interface do blender por enquanto, vamos apenas dar uma olhada geral para enterdermos o que está acontecendo.

Conceitos Iniciais

A figura abaixo tenta dar nomes paras as diversas partes da interface. Não vamos nos preocupar com a denominação das partes, mas sim com aquilo que elas significam.
O menu cuida das operações básicas, como salvar e abrir um arquivo, mexer no zoom e realizar as operações básicas com os objetos. A barra de status dá as dicas de tudo o que está acontecendo e é muito útil para obtermos informações de um botão ou outro: leve o mouse sobre o botão e, caso ele tenha uma descrição, esta aparecerá na barra de status.

A 3D window (janela 3D) é o local onde tudo acontece! É nela que ficam todos os objecto e onde você trabalha. Os botões da 3D window servem para definir propriedades da mesma, por exemplo, quando rotacionando um objeto, podemos rotacioná-lo ao redor de vários pontos, como veremos, e isso é definido nessa barra de propriedades. Outro exemplo é o modo de visualização, podemos ver os objetos somento como fios ou arestas (wireframe) ou podemos visualizá-los renderizados, com as faces. Isso também é definido nessa barra.

Abaixo temos o menu do botões de comando e, em seguida, os botões de comando. Os botões de comando são os que mais usaremos para modelar, visto que são eles que nos permitem alterar as propriedades dos objectos 3D. Para facilitar esse uso, ele estão divididos em categoria. O menu dos botões de comando corresponde a essas categorias. Quando queremos mexer com luminação, clicamos no ícone de lampada nesse menu e os botões de comando de lampada aparecem. Quando queremos mexer com materiais, clicamos no ícone com uma esfera vermelha. Experimente!

Antes de passarmos para a próxima parte, é hora de apresentar um conceito importante, porém intuitivo eu creio. O conceito do Espaço 3D deve ser mantindo em mente SEMPRE. A 3D Window representa uma realidade virtual. Imagine a mesma como uma sala mágica, onde é possível colocarmos objetos, como esperas, cubos ou qualquer outra representação de coisas do mundo real (ou não, se você gosta de arte abstrata).

Logo veremos que aquilo que é colocados no espaço 3D (na 3D window) pode ser visto depois por uma Câmera, um objeto especial que permite que visualizemos esse mundo 3D sob um ponto de vista definido por nós. Esses conceitos ficaram cada vez mais claros com a prática.

Outro conceito importante que iremos definir é o de run-time (tempo de execução) e o de design-time (tempo de desenho ou tempo de projeto). Quando vemos uma animação em um comercial de TV ou um jogo, vemos o trabalho final sendo realizado. Isso é run-time, ou seja, a hora em que a animação está sendo executada. Quando fazemos a animação, no entanto, estamos em tempo de projeto ou design time. Isso é importante porque podemos ver qualquer coisa no mundo 3D em design time, mas nós
escolheremos, com a Câmera, o ponto de vista com o qual as pessoas verão nosso mundo no trabalho final.

Operações Básicas

Para obter sucesso quando mexendo no blender, é preciso saber de cor as operções mais básicas, que são as de visualização do espaço 3D. Nas figuras anteriores, estavamos vendo o espaço 3D pela vista de cima, como se estivessemos no céu olhando para o chão. Na figura abaixo, vemos o mundo 3D sob outra visão:

Na figura, vemos também alguns objectos que nos serão cada vez mais familiares, com o passar do tempo. Estes são:

Estes são:

Câmera: Usamos câmeras para definir como queremos que as pessoas enxerguem nosso mundo quando ele estiver pronto.

Luz: Se você filmar algo no escuro, ninguém vai enxergar nada. E preciso colocar um luz no mundo 3D para que possamos “filmar” nosso mundo depois. Escolhendo diferentes tipos de luz, poderemos ter diferentes tipos de iiluminação. O sol e um lampião iluminam de formas bem diferentes um do outro.

Um objeto: No caso é um objeto plano. Ignore por enquanto, veremos para que serve mais tarde.

A primeira coisa a fazer (se você ainda não o fez), é iniciar o blender. você deverá ver uma imagem como o da figura abaixo.

Perceba que não há uma luz na cena. O blender não coloca uma luz por default, mas precisaremos colocar uma mais tarde. Por enquanto, vamos mexer com nossa visão usando o botão do meio do mouse. Clique em qualquer lugar da 3D window com o botão do meio do mouse (ou Alt+Botão_Esquerdo se o seu mouse só tem dois botões) e mexa com o mouse. Perceba que a visão é rotacionada. Solte o botão do mouse. Agora repita o processo, mas com a tecla Shift apertada. Perceba que a visão é Transladada (isto é, movida de um lugar a outro sem rotacionar). Solte o botão.

Pronto! Você já consegue mudar a visão com o mouse. É possível fazer isso usando não o mouse, mas o teclado numérico (normalmente aqueles números à direita no seu teclado). Pressionando as teclas 8, 6, 4 e 2, você rotaciona a visão. Fazendo isso com a tecla shift apertada, você translada. Agora aperte a tecla 5 (lembre-se, sempre no teclado numérico).

A tecla 5 serve para mudar a visão para ortogonal ou para a normal. Você pode querer usar diferentes visões em diferentes situações, para enxergar elhor o que está acontecendo. Pressione 5 novamente para voltar para a visão normal.

Pois bem, após brincar um pouco com a visão do espaço 3D (da 3D window), como fazer para olhar para o espeço de cima novamente, como se estivessemos no céu olhando para o chão? Usando o mouse, seria meio difícil acertar novamente aquela posição. Novamente no teclado númérico, as teclas 7, 3, 1 e 0 servem para olharmos para o espaço 3D de formas pré-definidas.

Pressionando a tecla 7, vemos o espaço por cima. Pressionando a tecla 1, vemos o espaço de frente. Pressionando a tecla 3, vemos o espaço de lado. Pressionando a tecla 0, vemos o espaço pela visão da câmera. Experimente!! Brinque bastante com as diferentes formas de se enxergar o espaço 3D. Sua prática é a melhor lição. perceba a lógica entre os número 7, 1 e 3. 1 é frontal. 7 está acima do 1, então é acima. 3 está ao lado do 1, então é lateral.
segui no proximi blog.  
3d blender for beginner 
Introduction to Blender 

This tutorial aims to introduce Blender, a wonderful tool for creating 3D graphics, 

as well as animations. This is not intended to treat about very deep details about the history of the program, license, manufacturer and other information that can sometimes be very useful. 

Some time ago, the blender was distributed in two versions, one freeware, which we could simply download the page and use, and another called C-Complete-Key or Key, which had more resources (say in passing important resources) and it was paid. At the date of writing this text, not only the C-Key version became free too, was launched as a new version (2.0), also freeware, which has several innovations in the world of 3D modeling programs. 

Among the most important new features is the Blender Game Engine, which allows the designer to create their games without the aid of any other tool, using only Blender. Logically, the game is much slower (need a much faster machine to run), but it is possible to do complex 3D games and the extent to which the plates of 3D acceleration are becoming more common, can be a good option , as are asim software such as Macromedia Director or Multimedia Fusion, both operative in windows platform. 

In any case, there is a very negative point among this multitude of advantages that Blender has: the lack of documentation. Although the program is free, the documentation is not. You can still find many tutorials and manuals via the internet. 

Anyway, the most difficult to find information about the interface is not the program itself, but about 3D modeling in general. This is perhaps one of the great advantages of 3D Studio that class, since a book about 3D Studio (there are several, in any bookstore) just trying not only about the program itself, but on modeling and computer graphics in general. At the time of this writing, Autodesk, 3D Studio manufacturer, today announced the release of its source. 

Perhaps when it is ported to Linux it ends up being a better solution in some cases, but Blender still remains a good option because it is easier to move, being open source longer and require far less powerful machines to run as well as less memory. Blender has several other advantages, as we shall vrificar, but it is important the reader be aware that Blender does not (yet?) Came to patarmar software for creating more professional, such as 3D Studio, Maya, etc ... 

One of the best uses of the blender is for games. It is very easy to create animations and sprites. 

Installing 

Blender is available for several platforms, among them Windows, Solaris and Linux. To install Blender on Windows, you only need to download and run the executable. It is not recommended, however, work professionally with the blender that platform, because the blender has the ability to run plug-ins (extensions of the software, which allow them to become a new capability that was not thought of when it was created without the need of touching the source code of the program), and these are only available for Unix platforms. If you failed to download the blender, click the following link to download the windows version and that to download the Linux version. Recommend its use in Linux. 

To install on Linux, download the tar ball to the / tmp directory (eg, light) and enter the following commands as root (assuming the tar ball call blender_current_version.tar.gz): tar zxvf /tmp/blender_current_version.tar gz-C / usr / local / ln s / usr / local / blender_current_version / blender / usr / bin / blender on your second command the directory in question refers to the directory created with the tar command, which unpacked the tarball to / usr / local. The second command creates a symbolic link to the executable in / usr / bin directory, which should be in your PATH. 

One important note, if you use Debian Linux, just select the blender in the APT dselect method, the program will be automatically installed and configured. In blender page for more information on installing the program. 

Entering the Program 

To enter the program through windows, as has been said, just unzip the file and run the executable. In linux, simply type blender at a terminal and the program will run if the installation was done properly. 

Upon entering the program, you will find as a screen like the one below: 

Sounds scary does not? No, it's not a flight simulator, is a 3D modeling program. Let's take a better look at this inteface and figure out what it means. Do not intend to delve into the blender interface for now, let's just take a general look at what is happening enterdermos. 

Introductory Concepts 

The figure below tries to give paras various parts of the interface names. We are not concerned with the name of the parties, but rather with what they mean. 

The menu takes care of the basic operations like saving and opening a file, move the zoom and perform basic operations with objects. The status bar gives hints of what is happening and is very helpful to retrieve information from a button or other: take the mouse over the button and if it has a description, it will appear in the status bar. 

The 3D window (3D window) is where it all happens! This is where are all the subject and where you work. The buttons on the 3D window serve to define the same properties, for example, when rotating an object, we can rotate it around several points, as we shall see, and it is defined that the property bar. Another example is the display mode, we can see objects like wires or somento edges (wireframe) or we can view them rendered with the faces. This is also defined in this bar. 

Below is the menu command buttons and then the control buttons. The knobs are the ones that we use to model, since they are what allow us to change the properties of 3D objects. To facilitate this use, it is divided into categories. The menu of the command buttons corresponding to these categories. When we want to mess with lumination, we click on the light bulb icon in the menu and command buttons appear lamp. When we want to mess with materials, we click on the icon with a red ball. Try it! 

Before we move on to the next part, it's time to present an important, yet intuitive concept I believe. The concept of 3D space should be mantindo in mind ALWAYS. The 3D Window is a virtual reality. Imagine it as a magical room where you can put objects like wait, cubes or any other representation of things in the real world (or not, if you like abstract art). 

We shall soon see what is placed in 3D space (the 3D window) can be viewed later by a camera, a special object that allows us to visualize this 3D world from a viewpoint defined by us. These concepts became clearer each time with practice. 

Another important concept is that we define the run-time (runtime) and the design-time (design time or design time). When you see an animation in a TV commercial or a game, we see the final work being performed. This is run-time, ie the time the animation is running. When we do the animation, however, we are at design time and design time. This is important because we can see anything in the 3D world design team, but we 
pick with the camera, the point of view with which people will see our world in the final work. 

Basic Operations 

For success when moving in the blender, you must know by heart the most basic operções who are viewing the 3D space. In the previous figures, we were seeing the 3D space viewed from above, as if we were in heaven looking down. In the figure below, we see the 3D world from another view: 


In the figure we also see that some objects to be increasingly familiar with the passage of time. These are: 

These are: 

Camera: We use cameras to define how we want people to see our world when he's ready. 

Light: If you shoot something in the dark, no one will see anything. And I need to put a light in the 3D world so we can "shoot" our world then. Choosing different types of light, we have different types of iiluminação. The sun and light a lamp in very different ways from one another. 

An object: If the object is a plan. Ignore for now, we'll see what it's for later. 

The first thing to do (if you have not already), is to start the blender. you should see an image like the one below. 

Note that there is no light in the scene. The blender does not put a light by default, but we need to put one later. For now, let's move on with our vision using the middle mouse button. Click anywhere in the 3D window with the middle mouse button (or Alt + Botão_Esquerdo if your mouse only has two buttons) and move the mouse. Note that the view is rotated. Release the mouse button. Now repeat the process, but with the Shift key pressed. Note that the vision is translated (ie, moved from one place to another without rotating). Release the button. 

Ready! You can already change the view with the mouse. You can not do this using the mouse, but the numeric keypad (usually those numbers right on your keyboard). Pressing keys 8, 6, 4 and 2, you rotate the view. Doing so with the shift key pressed, you translated. Now press the 5 key (remember, always on the numeric keypad). 

The fifth key is used to change the view to orthogonal or normal. You may want to use different views in different situations to see what is happening ETTER. 5 Press again to return to normal vision. 

Well, after playing a bit with the vision of 3D space (3D window), how much space to look at the top again, as if we were in heaven looking down? Using the mouse, it would be kind of hard to hit that position again. Again on the numeric keypad, the keys 7, 3, 1 and 0 are used to look at the 3D space of pre-defined shapes. 

Pressing the 7 key, see the space above. Pressing 1, we see the space front. Pressing the 3 key, see the space side. Pressing 0, we see the space the camera view. Try !! Play a lot with different ways of seeing the 3D space. Its practice is the best lesson. realize the logic between the numbers 7, 1 and 3 is one front. 7 is above 1, then it is above. 3 is next to the 1, then it is lateral. 
proximi follow the blog.

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