domingo, 6 de abril de 2014

ciência e tecnologia da computação

science and computer technology

Ciência da informação é um campo interdisciplinar principalmente preocupado com a análise, coleta, classificação, manipulação, armazenamento, recuperação e disseminação da informação.  Ou seja, esta ciência estuda a informação desde a sua gênese até o processo de transformação de dados em conhecimento. Estuda ainda a aplicação da informação em organizações, seu uso, e estuda as interações entre pessoas, organização e sistemas de informação. Logística da Informação, planejamento de informação, modelagem de dados e análise, são as principais áreas de estudo. Entre outras áreas estão a teoria da organização. Todos os campos do conhecimento alimentam-se de informação, mas poucos são aqueles que a tomam por objeto de estudo e este é o caso da Ciência da Informação. Por outro lado, esta informação de que trata a Ciência da Informação movimenta-se num território multifacetado, tanto podendo ser informação numa determinada área quanto sob determinada abordagem.

Assim, informação, por ser objeto de estudo da Ciência da Informação, permeia os conceitos e definições da área. E, embora informação não possa ser definida nem medida, o fenômeno mais amplo que este campo do conhecimento pode tratar é a geração, transferência ou comunicação e uso da informação, aspectos contidos na definição de Ciência da Informação. Por outro lado, deve ser explicitado que, embora haja relação profunda entre conhecimento e informação, os dois termos são distintos, portanto, não são sinônimos e, na literatura, esta é uma questão recorrente.
Origens e evolução da ciência da informação
Vannevar Bush publicou o artigo “As We May Think” no volume de julho de 1945 do The Atlantic Monthly3 , apontando os problemas decorrentes do volume e do valor da informação liberada após a segunda Guerra Mundial.
Acabava a guerra, e a informação mantida secreta naquele período seria colocada à disposição do mundo. Designado pelo presidente Roosevelt, Dr. Vannevar Bush foi, de 1938 a 1942, o responsável pelo Comitê Nacional de Pesquisa, depois Office for Scientific Research and Development. A missão de Vannevar Bush foi a de congregar cerca de 6.000 cientistas americanos e europeus, para direcioná-los ao esforço de guerra. “As We May Think” versava sobre o problema da informação em ciência e tecnologia e os possíveis obstáculos que poderiam ser encontrados na sua organização e repasse sociedade. Os entraves seriam relativos a:

a) formação dos recursos humanos adequados;
b) o material de armazenamento e recuperação utilizado;
c) o arcabouço teórico-metodológico existente para organização e armazenamento da informação gerada durante a guerra.
O artigo de Bush apareceu primeiro em 1939, em uma carta ao editor da revista Fortune, mas teve sua histórica versão publicada no periódico Atlantic Monthly. Posteriormente a revista Life fez várias observações e chamadas sobre problema e o trabalho de Bush. Isso era o máximo de exposição de que uma questão poderia ter mídia da época. Vannevar Bush pode
ser considerado seu expoente e o ano de 1945, a data de fundação da Ciência da Informação com a publicação de “As We May Think”. Tal artigo indicou uma mudança de paradigma em ciência e tecnologia, envolvendo: profissionais, instrumentos de trabalho e a defasagem das práticas de representação da informação para seu processamento, armazenagem e recuperação.
Bush introduziu a noção de associação de conceitos ou palavras na organização da informação, pois este seria o padrão que o cérebro humano utiliza para transformar informação em conhecimento. Indicou que os sistemas de classificação e indexação existentes à época eram limitadores e não intuitivos. Os processos para armazenar e recuperar informação deveriam ser operacionalizados por associação de conceitos “como nós pensamos”.
A formação do profissional da informação foi dita conservadora para a época; Bush propôs o Memex como utensilio tecnológico para armazenar e recuperar documentos através de associação de palavras e, especialmente, advertiu que a base teórica na construção dos sistemas de ordenamento da informação estava, além de ultrapassada, errada.
As ideias de Bush provocaram tamanho frisson na época que foram para em Londres. Em 1946, um ano após o término da Segunda Guerra, foi realizada em Londres a Royal Society Scientific Conference, na qual se discutiu muito pouco sobre, mas que levou à realização, em 1948, da Royal Society Scientific Information Conference. Cerca de 340 cientistas de diferentes áreas e documentalistas de todo mundo compareceram a essa conferência, que durou dez dias úteis. Os seus Proceedings Of the Conference on Scientific Information têm 743 pp., divididos em dois volumes e em quatro seções.
Os cientistas de quase todas as áreas tinham propostas para resolver os problemas da gestão da informação, mas para não perder o seu status acadêmico, a nova área foi criada com o nome de Ciência da Informação.
O licenciado em Ciência da Informação, designado geralmente por "profissional da informação" ou "gestor de informação" está habilitado a exercer profissionalmente funções de:

Administrador de dados;
Analista de informação;
Arquivista;
Bibliotecário;
Cientista da informação;
Consultor em informação;
Documentalista;
Gestor de informação ou gestor de conteúdos, nomeadamente na Internet;
Gestor de recursos de informação;
Gestor de sistemas de informação.
Na Inglaterra e no resto do mundo, esses acontecimentos, desde a publicação de “As We May Think” até a conferência de 1948 da Royal Society, provocaram uma dissensão com a Biblioteconomia que durou perto de 40 anos. Um ano após a conferência da Royal Society de Londres, Jason Farradane, J. Bernal e outros criaram O Institute for Information Scientists, para acolher as novas ideias e os novos pesquisadores surgidos nessa “nova” área.
Nesta mesma época, em 1952, foi criado pelo grupo dos Cientistas da Informação o Classification Research Group, para propor novas teorias de armazenamento e recuperação da informação. O problema da época era o grande volume de informação e sua gestão. Os profissionais que fundaram o Institute for Information Scientists criaram sob o comando de Ferradane o primeiro curso de pós-graduação em Ciência da Informação na The City University, anteriormente Northampton College of High Tecnology, localizado em Londres, Inglaterra. Mensageira do futuro, a área foi criada em uma faculdade de alta tecnologia e vinculada inicialmente ao Business Administration Centre da Universidade (Centro de Administração e Negócio).
O Surgimento dos Sistemas Automatizados de Recuperação da Informação é considerado o sustentáculo para surgimento da Ciência da Informação. A situação após a Segunda Guerra despertou, notadamente nos países desenvolvidos, um grande interesse pelas atividades de ciência e tecnologia, ocasionando um aumento considerável de conhecimentos.
Esse Fenômeno, denominado como “explosão de informação”, caracterizou-se por um crescimento exponencial de registros de conhecimento, particularmente em ciência e tecnologia. Tal fenômeno trazia em seu bojo um problema básico, que era a tarefa de tornar mais acessível um acervo crescente, proveniente daqueles registros.
O emprego do computador no tratamento e na recuperação da informação de maneira sistemática trouxe novas perceptivas para serviços de bibliotecas e de informação, notadamente, nas indústrias. O computador permite um comportamento mais preciso e racional no tratamento da informação, além de possibilitar a manipulação de grade dados. O trabalho com a recuperação de informações deu subsídio para o desenvolvimento de inúmeras aplicações bem-sucedidas (produtos, sistemas, redes, serviços).Erro de citação: </ref> de fecho em falta, para o elemento <ref>
Está estreitamente relacionada a outras ciências como:

Arquivologia Administração Análise de Sistemas Biblioteconomia Ciência da Computação Comunicação Social Contabilidade Arquitetura de Informação Engenharia de Produção Engenharia de software Gestão do Conhecimento Gestão de Informação Gestão de Projetos Museologia Sistemas de Informação
Ciência da informação e Biblioteconomia
A Ciência da Informação não é uma evolução da Biblioteconomia, conforme a crença de alguns autores, uma vez que cada uma delas se baseia em orientações paradigmáticas diferenciadas.
 As teorias da Ciência da Informação aliadas às novas tecnologias de informação vêm contribuindo com novas práticas e serviços bibliotecários. A Biblioteconomia e a Ciência da informação trabalham juntas na busca de solução para o mesmo problema que orienta a área, contudo, representam campos científicos norteados por paradigmas diferentes.
A Ciência da Informação passou a ser uma instituição de reflexão da informação4 , com o um campo que estuda a ação mediadora entre a informação e o conhecimento acontecido no indivíduo. Nesse sentido, a Ciência da Informação difere da Biblioteconomia pelo valor colocado no foco com cada área “reflete” a importância relativa dos fluxos de informação que são internos e os voltados para exterior em um sistema de armazenamento e recuperação da informação. A Biblioteconomia olha, essencialmente, para um fluxo interno o seu sistema, que passa pela seleção, aquisição, catalogação, classificação, indexação, armazenamento, recuperação e disponibilidade para uso de itens de informação. A Ciência da Informação introduz um pensamento mais direcionado aos fluxos externos, localizados nas extremidades do fluxo interno a que foram referidos antes.

Paradigma da ciência da informação
O paradigma da Ciência da Informação 5 compõe-se de um grupo de ideias relativas ao processo que envolve o movimento da informação em um sistema de comunicação humana. Este paradigma surgiu nos anos 1950, quando ideias da engenharia de comunicações e teorias cibernéticas obtiveram êxito na representação das propriedades do sistema de transmissão de sinais em termos matemáticos. Tornou-se então, a base das tentativas para caracterizar e modelar o processo de recuperação da informação e/ou do documento.

Este paradigma tem influenciado profundamente o campo da Biblioteconomia, contribuindo não só com palavra “informação” para dominar o novo campo, mas, também, suprindo a área com um conjunto completamente novo em termos com os quais os praticantes caracterizam suas atividades. O paradigma evidencia particularmente o fluxo de informação que ocorre em um sistema no qual objetos de representação do conhecimento (documento) são buscados e recuperados em resposta à pergunta iniciada pelo usuário Isso pressupõe uma grande extensão de assuntos específicos envolvendo processos também específicos, por exemplo, a criação e o crescimento do volume de documentos na sociedade, a organização e a recuperação e também o seu uso. Esse modelo de sistema de informação tem origem em contexto mais geral, que é teoria matemática da comunicação. A teoria consiste em um ponto de origem (emissor), um canal pelo qual passa informação em um ponto de destino (receptor), com possibilidade de codificações decodificação para fins de retroalimentação.

Essa estrutura tem sido aplicada em bibliotecas como modelo de recuperação de documento e para caracterizar agências que se dedicam às atividades tanto de biblioteconomia quanto de Ciência da Informação. O modelo permitiu estudos sobre fluxos de informação em agências públicas e privadas, entre membros de uma disciplina, profissões, especialistas etc.
No campo da Ciência da Informação, este paradigma tem, então, como fenômeno central o movimento da informação em um sistema de comunicação. O processo é modelado em termos de fluxo da informação entre dois pontos através de um canal, permitindo, para controle, a incorporação do feedback.
Este paradigma também contém fragilidade que não puderam ser superadas. O fato de orientar-se da Teoria da Matemática da Comunicação, idealizada para transmissão de sinais, ao ser transposto para o ambiente da Ciência da Informação, não permitiu considerar os aspectos cognitivos da informação e nem o desejo do usuário como componentes que alteram significativamente o processo de recuperação da informação dentro de um sistema.
Pode-se notar que a literatura sobre os modelos matemáticos de recuperação da informação, assim como os conceitos de pertinência, relevância e outros, diminuiu, por algum tempo. Quando surgiu a rede mundial de computadores e, com isso, a oferta de inúmeros serviços de informação, esses modelos voltaram a ser preocupações de pesquisa.
A transmissão de um paradigma em crise para um novo não chega a ser um processo acumulativo. A reconstrução da área de estudo é feita a partir de novos princípios, reconstrução que altera algumas generalizações teóricas mais elementares do paradigma, bem como muitos de seus métodos e aplicações. Assim apesar da ação revolucionária do novo modelo, havendo coincidência entre os problemas que podem ser resolvidos por ambos. Parece ser este um momento de transição de área, quando ela testa nova teoria na busca de soluções para crise. Essa crise coincide com surgimento das novas tecnologias de processamento, armazenamento e disseminação da informação, principalmente deslocando os catálogos de bibliotecas de seus locais de origem, levando-os para perto dos usuários através das bases de dados.
 A Ciência da Informação é uma área em construção, uma vez que é um campo disciplinar muito recente. Suas teorias e conceituações para o crescimento de seu campo teórico e de suas práticas profissionais dependem de uma boa formação acadêmica e compromisso por parte dos profissionais.

Possibilidades de atuação e habilidades necessárias para o profissional da informação
A atuação do cientista/profissional da informação tem sido alvo de vários estudos. Com isso as habilidades específicas de tal profissional são:
Interagir e agregar valor os processos de geração, transferência e uso da informação, em todo e qualquer ambiente.
Criticar, investigar, propor, planejar, executar e avaliar recursos e produtos de informação.
Trabalhar com fontes de informação de qualquer natureza.
Processar a informação registrada em diferentes tipos de suporte, mediante a aplicação de conhecimentos teóricos e práticos de coleta, processamento, armazenamento e difusão da informação.
Realizar pesquisas relativas a produtos, processamento, transferência e uso da informação.
O mercado de trabalho do cientista profissional da informação divide-se em três grandes grupos.
Mercado Informacional Tradicional: que se prepõe de bibliotecas públicas, universitárias, escolares, especializadas, centro culturais e arquivos.
Mercado Informacional Existente e Não-Ocupado: que inclui editoras, livrarias, empresas privadas, provedores de internet, banco de dados.
Mercado Informacional de Tendências: que compreende a atuação em centros de informação/documentação em empresas privadas, banco e bases de dados eletrônicos e digitais, portais de conteúdo e portais de acesso na rede global (Internet) e em redes institucionais internas (Intranet).
A Association of Independent Information Professionals, aponta a possibilidade de atuação do profissional da informação nas áreas de:
Business Research and Analysis - Relatórios de Negócios; empresa concorrente profiles / e finanças, planejamento de cenários, projeções financeiras, demográficas e outras, a análise estratégica e de negócios e planejamentos.
Mercado e Indústria, Investigação e Análise - Perfis da Indústria; scans de mídia, serviços de clipping ou feeds RSS em indústrias ou concorrentes; a coleta, organização e filtragem de dados; varreduras ambientais; análise da literatura de patentes, rastreamento e análise de políticas, apoio ao desenvolvimento económico; tecnologia de aferição.
Negócio - No atendimento a empresários executivos que necessitam de informação precisas que os mantenham em nível de competição com outras empresas. Estes podem ser considerados como clientes típicos e variam desde proprietário de empresas de pequeno porte aos diretores de grandes companhias, firmas de seguro e de investimento, agências de publicidade e relações públicas, indústrias de manufatura e serviço. Muitos profissionais da informação descobriram oportunidades novas em treinar seus clientes na pesquisa básica e no desenvolvimento da intranet, e, ainda, ao fornecerem serviços como valor agregado, como análise de resultados de pesquisa.
Pesquisa de Informações Online - Busca de Notícias; buscas na literatura comercial de banco de dados.
Informação / Gestão do Conhecimento - Gestão de informação e análise do conhecimento e planejamento, sistemas de gerenciamento de documentos, organização de arquivo; desenvolvimento wiki; histórias orais, auditorias de informação.
Pesquisa Jurídica – No gerenciamento de bibliotecas ou unidades de informação (públicas e/ou particulares) no campo jurídico, fornecendo informações sobre leis, estatutos, andamento de processos, recursos ou argumentos informacionais que podem ser realizados por advogados de defesa e/ou acusação em um julgamento.
Saúde – No processamento de informações (utilização de descritores, metadados, definição de linguagens de indexação e terminologias), desenvolvimento e gerenciamento de Sistemas de Informação, como Registros eletrônicos em Saúde e Prontuários Eletrônicos dos Pacientes, no gerenciamento de base de dados estatístico e bibliográfico, por exemplo, sobre epidemias, cuidados com saúde, no fornecimento de informações que possam auxiliar médicos e enfermeiros no processo de tomada de decisão, subsidiar políticas públicas na área de saúde e promover programas de prevenção de doenças.
Banco de Finanças – Na recuperação e análise de informações estratégicas e competitivas determinantes para transações comerciais e financeiras de sucesso.
Poder Público – Em diversas instâncias, que vão desde atuação em universidades e centros de pesquisas até arquivos públicos e gestão de banco de dados que incluem documentos orçamentários, pesquisa sobre distribuição de renda, qualidade de vida e população.
Ciência e Tecnologia – No fornecimento de informação para o embasamento e a consolidação de pesquisas de profissionais de todas as áreas do conhecimento, atendendo desde pesquisadores de Ciências Exatas até os de Ciências Humanas e Biológicas. Todos esses campos apresentam possibilidades de reais atuações diretamente associada à capacidade de gestão de informações, à comunicação e à interdisciplinaridade com outras áreas, tendo na tecnologia uma fonte aliada.
Redação, edição e criação de documentos - Relatórios, white papers e propostas; publicação, edição, checagem dos fatos.
Treinamento e Consultoria - Palestras e oficinas sobre técnicas de pesquisa, consultoria em fontes de informação.

Biblioteca de Instalação e Manutenção - Levantamento de necessidades, planejamento de espaço, desenvolvimento de coleção, catalogação, manutenção da biblioteca em conjunto com a casa.

science and computer technology

Information science is an interdisciplinary field primarily concerned with the analysis , collection , classification, manipulation, storage, retrieval and dissemination of information . In other words , this science studies the information from its genesis to the process of transforming data into knowledge . Still studying the application of information in organizations , their use , and studies the interactions between people , organization and information systems . Information logistics , planning information , data modeling and analysis , are the main areas of study . Among other areas are organization theory . All fields of knowledge feed on information, but few are those who take for an object of study and this is the case for Information Science . Moreover , this information is that information science moves in a multifaceted territory, the information may be in a given area and under a given approach .

Thus , information , being the object of study of Information Science , permeates the concepts and definitions of the area . And while information can not be measured or defined , the broader phenomenon that this field of knowledge can treat is the generation, transfer and use of information and communication aspects contained in the definition of information science . On the other hand, it should be made clear that , although there are deep relation between knowledge and information , the two terms are distinct , so are not synonymous , and in the literature , this is a recurring issue .
Origins and evolution of information science
Vannevar Bush published the article " As We May Think " in July 1945 volume of The Atlantic Monthly3 , pointing out the problems arising from the volume and value of information released after the Second World War .
The war ended , and the information would be kept secret at that time made ​​available to the world. Appointed by President Roosevelt , Dr. Vannevar Bush was , from 1938 to 1942 , responsible for the National Research Committee , after Office for Scientific Research and Development . The mission of Vannevar Bush was to gather about 6,000 American and European scientists , to direct them to the war effort . " As We May Think " was about the problem of information science and technology and the possible obstacles that could be found in your organization and transfer company . The barriers would be related to:
a) training of adequate human resources ;
b ) the material used for storage and retrieval ;
c ) to the existing organization and storage of information generated during the war theoretical- methodological .
Bush 's article first appeared in 1939 in a letter to the editor of Fortune magazine , but it had its historical published in the journal Atlantic Monthly version . Later Life magazine made ​​several observations and calls about the problem and the work of Bush . That was the maximum exposure that a question might have media of the time . Vannevar Bush can
be considered its exponent and the year 1945 , the date of foundation of information science with the publication of " As We May Think " . This article indicated a paradigm shift in science and technology , involving : professional , work tools and practices lag of information representation for processing , storage and retrieval .
Bush introduced the notion of association of concepts or words on the organization of information, as this would be the pattern that the human brain uses to transform information into knowledge . Indicated that the existing systems of classification and indexing the time constraints were not intuitive . The procedures for storing and retrieving information should be operationalized by association of concepts " as we think ."
The training of information professionals was told conservative for its time ; Bush proposed the Memex as handpiece technology to store and retrieve documents using word association and especially warned that the theoretical basis for the construction of information systems planning was , and outdated , wrong .
Bush 's ideas caused a stir at the time that size were to be in London . In 1946 , one year after the end of World War II , was held in London the Royal Society Scientific Conference , which discussed very little about , but which led to the realization , in 1948 , the Royal Society Scientific Information Conference . About 340 scientists from different fields and Documentalists worldwide attended this conference, which lasted ten days . Their Proceedings of the Conference on Scientific Information have 743 pp . , Divided into two volumes and four sections .
Scientists in nearly all areas were proposed to solve the problems of information management , but not to lose their academic status , the new area was created under the name Information Science .
The degree in Information Science , commonly called "professional information" or " information manager " is entitled to act as professionally :

Database administrator ;
Information analyst ;
archivist ;
librarian ;
Information scientist ;
Consultant in information;
Archivist ;
Information Manager or Content Manager , including on the Internet ;
Manager of information resources ;
Manager of information systems .
In England and the rest of the world , these events since the publication of " As We May Think " to the 1948 conference of the Royal Society , provoked a dissent with the Library that lasted nearly 40 years. A year after the meetings of the Royal Society of London , Jason Farradane , J. Bernal and others created The Institute for Information Scientists , to welcome new ideas and new researchers encountered this " new " area .
At this same time , in 1952 , was created by the group of scientists from the Information Classification Research Group to propose new theories storage and retrieval of information . The problem at the time was the sheer volume of information and its management . Professionals who founded the Institute for Information Scientists created under the command of Ferradane the first postgraduate course in Information Science at The City University , formerly College of Northampton High Tecnology , located in London , England. Messenger of the future , the area was created in a high-tech college and initially linked to the Centre of Business Administration University Center ( Management and Business ) .
The Emergence of Automated Systems Information Retrieval is considered the mainstay for emergence of Information Science . The situation after World War II aroused , especially in developed countries , a great interest in science and technology activities , causing a considerable increase in knowledge .
This phenomenon , termed as " information explosion " , characterized by an exponential growth records of knowledge , particularly in science and technology . This phenomenon brought with them a basic problem , which was the task of making more accessible a growing collection , from those records .
The use of the computer in the treatment and recovery of information in a systematic way brought new perceptual for libraries and information , especially in the services industries . The computer allows a more precise and rational behavior in information processing , and enables handling data grid. Working with the retrieval of information given subsidy for the development of numerous successful applications ( products, systems , networks , services ) Error Citation : . < / Ref > tag missing , element for <ref>
Is closely related to other sciences:

Archival Library Management Systems Analysis Computer Science Communication Social Accounting Information Architecture Engineering Production Engineering Management software Knowledge Management Management Information Project Museology Information Systems
Information science and librarianship
Information Science is not an evolution of librarianship , according to the belief of some authors , since each relies on different paradigmatic orientations .
 Theories of Information Science combined with new information technologies have contributed to new practices and library services . Librarianship and Information Science work together in finding solution to the same problem that guides the area , however, represent different scientific fields guided by paradigms .
Information Science has become an institution of reflection information4 , with a field that studies the mediating action between information and knowledge happened in the individual. In this sense , the Information Science Library differs from the value placed in focus with each area " reflects " the relative importance of information flows that are internal and exterior facing in a system of storage and retrieval of information . The Library looks essentially an internal flow to your system , which involves the selection, acquisition, cataloging , classification, indexing , storage , recovery and availability for use of information items . Information Science introduces a more targeted thinking to external flows , located at the ends of the internal flow that have been mentioned before.

Paradigm of information science
The paradigm of Information Science 5 consists of a group of ideas concerning the process that involves the movement of information in a system of human communication . This paradigm emerged in the 1950s , when ideas of communications engineering and cybernetic theories were successful in representing the properties of the signal transmission system in mathematical terms . Then became the basis of attempts to characterize and model the process of information retrieval and / or document .

This paradigm has profoundly influenced the field of librarianship , contributing not only to the word " information" to dominate the new field , but also supplying the area with a completely new set in accordance with which practitioners characterize their activities . The paradigm particularly shows the flow of information that occurs in a system in which objects of knowledge representation ( document ) are searched and retrieved in response to user-initiated inquiry This assumes a wide range of specific issues involving also specific processes , eg , the creation and growth of the volume of documents in the society , organization and retrieval and also its use . This model of information system has its origin in a more general context, which is the mathematical theory of communication . The theory consists of a point source ( emitter ) , a channel through which information passes in a destination ( receiver ) with the possibility of decoding ciphers for feedback purposes .

This structure has been used in libraries as document retrieval model to characterize and agencies dedicated to the activities of both librarianship as Information Science . The model enabled studies of information flows in public and private agencies , including members of a discipline , profession , experts etc. .
In the field of information science , this paradigm has then central phenomenon as the movement of information in a communication system . The process is modeled in terms of information flow between two points via a channel , allowing to control the incorporation of feedback.
This paradigm also contains weaknesses that could not be overcome . The fact orient themselves Mathematics Theory of Communication , designed for transmission of signals to be applied to the environment of information science , not allowed to consider the cognitive aspects of information and the user's desire or as components that significantly change the process of retrieval of information within a system .
It may be noted that the literature on the mathematical models of information retrieval , as well as the concepts of relevance, relevance and other decreased for awhile . When the World Wide Web emerged , and with it , the provision of numerous services of information , these models were again concerns research .
The transmission of a paradigm in crisis to a new one is not even an accumulative process. The reconstruction of the study area is taken from new principles , reconstruction that changes some elementary theoretical generalizations of the paradigm , as well as many of its methods and applications . So despite the revolutionary action of the new model , there is coincidence between the problems that can be solved by both. This seems to be a moment of transition area when she tests new theory in the search for solutions to the crisis . This crisis coincides with the emergence of new technologies for processing, storage and dissemination of information , especially moving the catalogs of their places of origin libraries , bringing them closer to the users through the database .
 Information Science is a construction area , since it is a very recent disciplinary field . His theories and concepts to the growth of its theoretical field and their professional practices depend on a good academic background and commitment on the part of professionals.

Action possibilities and skills necessary for the information professional
The role of the scientist / information professional has been the subject of several studies. Thus the specific skills such professional are:
Interact and add value generation processes , transfer and use of information in any environment.
Criticize, investigate , propose, plan, execute and evaluate resources and information products .
Working with sources of information of any kind .
Process the information recorded in different types of support, by applying theoretical and practical collection , processing, storage and dissemination of information knowledge .
Conduct research on products , processing, transfer and use of information .
The labor market of professional information scientist is divided into three major groups .
Traditional Market Informational : prepõe that public libraries , university , school , specialized , cultural center and archives .
Informational Existing Market and Non - Occupied: which includes publishers , bookstores , private companies , internet providers , database.
That comprises practice centers on information / documentation in private companies , banks and foundations of electronic and digital data , content portals and gateways for access in the global network (Internet ) and internal institutional networks ( Intranet ) : Informational Market Trends .
The Association of Independent Information Professionals, indicates the possibility of performance of the information professional in the areas of :
Business Research and Analysis - Business Reports ; competing company profiles / and finance, scenario planning , financial , demographic and other projections , strategic and business planning and analysis.
Market and Industry Research & Analysis - Industry Profiles ; scans media , clipping or RSS feeds or competing services industries ; collecting, organizing and filtering data ; environmental scans ; analysis of patent literature , tracking and analysis of policies , support economic development ; measurement technology.
Business - No service to business executives who need accurate information to maintain the level of competition with other companies . These can be considered as typical customers and range from small owner of the directors of large companies , insurance firms and investment , advertising and public relations agencies , manufacturing industries and service companies . Many information professionals have found new opportunities to train customers on basic research and the development of the intranet , and also to provide value-added services such as analysis of search results .
Online Information Search - Search News ; search in sales literature database .
Information / Knowledge Management - Management of information and knowledge analysis and planning , document management systems , file organization ; development wiki ; oral histories , information audits .
Legal Research - The management of libraries and information units ( public and / or private ) in the legal field , providing information on laws , statutes , ongoing processes , resources or informational arguments that can be made ​​by defense lawyers and / or prosecution in a trial .
Health - In information processing ( use of descriptors , metadata definition of indexing languages ​​and terminologies ) , development and management of information systems , such as Electronic Health Records and Electronic Medical Records of Patients in base management statistical data and bibliographic for example, about epidemics , health care , providing information that can assist physicians and nurses in the decision- making process , support public policies on health and promote disease prevention programs .
Bank Finance - On the retrieval and analysis of determinants for commercial and financial transactions of successful strategic and competitive information .
Government - In several instances , ranging from performance in universities and research centers to public archives and database management including budget documents , research on income distribution , quality of life and population.
Science and Technology - In providing information to the foundation and consolidation of research in all fields of knowledge professionals , serving from researchers of Exact Sciences to the Humanities and Biological Sciences . All these fields have real possibilities for actions directly related to the capacity of information management , communication and interdisciplinarity with other areas taking in an allied source technology .
Writing, editing and creating documents - reports , white papers and proposals ; publishing, editing , verification of facts .
Training and Consulting - Lectures and workshops on research techniques , advice on sources of information .
Library Installation and Maintenance - Needs assessment , space planning , collection development , cataloging , maintenance of the library together with the house .

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