Computador conheça os detalhes
Computer knowing every item
Um software gravado
na ROM recebe o nome de firmware Em computadores da linha
IBM-PC eles são basicamente três, que são acessados toda vez que ligamos o
computador, a saber: BIOS, POST eSETUp
Existe uma variação da ROM
chamada memória preferencialmente de leitura que permite a re-gravação de
dados. São as chamadas EPROM (Erasable Programmable Read Only
Memory) ou EEPROM (Electrically Erasable Programmable
Read-Only Memory).
Memória secundária
A memória secundária ou memória
de massa é usada para gravar grande quantidade de dados, que não são
perdidos com o desligamento do computador, por um período longo de tempo.
Exemplos de memória de massa incluem o disco rígido e mídias
removíveis como o CD-ROM, o DVD, o disquete e
o pen drive.
Normalmente a memória secundária
não é acessada diretamente pela ULA, mas sim por meio dos dispositivos de
entrada e saída. Isso faz com que o acesso a essa memória seja muito mais lento
do que o acesso a memória primária. Para isso cada dispositivo encontra-se com
um buffer de escrita e leitura para melhoramento de
desempenho.
Supostamente, consideramos que a
memória terciária está permanentemente ligada ao computador.
Memória terciária
Fita
magnética para gravação de dados.
Sistemas mais complexos de
computação podem incluir um terceiro nível de memória, com acesso ainda mais
lento que o da memória secundária. Um exemplo seria um sistema automatizado de
fitas contendo a informação necessária. A memória terciária não é nada mais que
um dispositivo de memória secundária ou memória de massa colocada para servir
um dispositivo de memória secundária.
As tecnologias de memória usam
materiais e processos bastante variados. Na informática, elas têm evoluído
sempre em direção de uma maior capacidade de armazenamento, maior
miniaturização, maior rapidez de acesso e confiabilidade, enquanto seu custo
cai constantemente.
Entretanto, a memória de um
computador não se limita a sua memoria individual e física, ela se apresenta de
maneira mais ampla, e sem lugar definido (desterritorializada). Temos
possibilidades de armazenar em diversos lugares na rede, podemos estar em Cairo e
acessar arquivos que foram armazenados em sítios no Brasil.
É crescente a tendência para o
armazenamento das informações na memória do espaço virtual, ou o chamado
ciberespaço, através de discos virtuais e anexos de e-mails.
Isto torna possível o acesso a informação a partir de qualquer dispositivo
conectado à Internet.
Entrada e saída
Mouse
Os dispositivos de entrada e saída (E/S) são periféricos usados
para a interação homem-computador. Nos computadores pessoais
modernos, dispositivos comuns de entrada incluem o mouse (ou
rato), o teclado, o digitalizador e
a webcam. Dispositivos comuns de saída incluem a caixa de
som, o monitor3e a impressora.
O que todos os dispositivos de
entrada têm em comum é que eles precisam codificar (converter) a informação de
algum tipo em dados que podem ser processados pelo sistema digital do
computador. Dispositivos de saída por outro lado, descodificam os dados em
informação que é entendida pelo usuário do computador. Neste sentido, um
sistema de computadores digital é um exemplo de um sistema de processamento de
dados.
Processo este, que consiste
basicamente em três fases: Entrada, Processamento e Saída. Entendemos por
entrada todo o procedimento de alimentação de informações, que por sua vez
serão processadas (fase de processamento) e após isso, são repassadas as
respostas ao usuário (saída).
Podemos ter dispositivos que
funcionam tanto para entrada como para saída de dados, como o modem e o drive
de disquete. Atualmente, outro dispositivo híbrido de dados é a rede de
computadores.
Blocos
funcionais de um computador.
Barramentos
Para interligar todos esses
dispositivos existem uma placa de suporte especial, a placa-mãe, que através de barramentos,
fios e soquetes conecta todos os dispositivos. Sua função
inclui também a conexão de placas auxiliares que sub-controlam os periféricos
de entrada e saída, como a placa de som (conecta-se com a caixa de som), a
placa de vídeo (conecta-se com o monitor), placa de rede (conecta-se
com a LAN) e o fax-modem (conecta-se com a linha
telefônica).
Nota-se que o barramento entre os
componentes não constitui uma conexão ponto-a-ponto; ele pode conectar
logicamente diversos componentes utilizando o mesmo conjunto de fios. O
barramento pode utilizar uma interface serial ou uma interface
paralela.
Outros equipamentos adicionais
usados em conjunto com a placa-mãe são o dissipador, um pequeno
ventilador para resfriar o processador, e a fonte de energia,
responsável pela alimentação de energia de todos os componentes do computador.
Instruções
A principal característica dos
computadores modernos, o que o distingue de outras máquinas, é que pode ser
programado. Isto significa que uma lista de instruções pode ser armazenada na
memória e executa posteriormente.
Diagrama
de linguagem de programação compilada em linguagem de
máquina.
As instruções executadas na ULA
discutidas acima não são um rico conjunto de instruções como a linguagem
humana. O computador tem apenas um limitado número de instruções bem
definidas. Um exemplo típico de uma instrução existente na maioria dos
computadores é "copie o conteúdo da posição de memória 123 para a posição
de memória 456", "adicione o conteúdo da posição de memória 510 ao
conteúdo da posição 511 e coloque o resultado na posição 507" e "se o
conteúdo da posição 012 é igual a 0, a próxima instrução está na posição
678".
Instruções são representadas no
computador como números - o código para "copiar" poderia ser 007, por
exemplo. O conjunto particular de instruções que um computador possui é
conhecido como a linguagem de máquina do computador. Na
prática, as pessoas não escrevem instruções diretamente na linguagem de máquina
mas em uma linguagem de programação, que é posteriormente traduzida
na linguagem de máquina através de programas especiais, como interpretadores e compiladores.
Algumas linguagens de programação se aproximam bastante da linguagem de máquina,
como o assembla (linguagem de baixo nível); por outro lado
linguagens como o Prolog são baseadas em princípios abstratos
e se distanciam bastante dos detalhes da operação da máquina (linguagens de
alto nível).
A execução das instruções é tal
como ler um livro. Apesar da pessoa normalmente ler cada palavra e linha em
sequência, é possível que algumas vezes ela volte para pontos anteriores do
texto de interesse ou passe sessões não interessantes. Da mesma forma, um
computador que segue a arquitetura de von Neumann executa cada instrução de
forma sequencial, da maneira como foram armazenadas na memória. Mas, através de
instruções especiais, o computador pode repetir instruções ou avançá-las até
que alguma condição seja satisfeita. Isso é chamado controle do fluxo e é o que
permite que o computador realize tarefas repetitivamente sem intervenção
humana.
Uma pessoa usando uma calculadora
pode realizar operações aritméticas como somar número apertando poucos botões.
Mas somar sequencialmente os números de um a mil iria requerer apertar milhares
de vezes os botões, com uma alta probabilidade de erro em alguma iteração. Por
outro lado, computadores podem ser programados para realizar tal tarefa com
poucas instruções, e a execução e extremamente rápida.
Mas os computadores não conseguem
pensar, eles somente executam as instruções que fornecemos. Um humano
instruído, ao enfrentar o problema da adição explicado anteriormente,
perceberia em algum momento que pode reduzir o problema usando a seguinte
equação:
e chegar na mesma resposta
correta com pouco trabalho. Alguns computadores modernos conseguem tomar
algumas decisões para acelerar a execução dos programas ao prever instruções
futuras e reorganizar a ordem de instruções sem modificar seu significado.
Entretanto, os computadores ainda não conseguem determinar instintivamente uma
maneira mais eficiente de realizar sua tarefa, pois não possuem conhecimento
para tal
A software recorded in ROM is called firmware in the computers IBM - PC line they are basically three that are accessed every time we turn on the computer , namely: BIOS POST eSETUp
There is a variation of memory called ROM reading preferentially allowing re- writing of data. Are the EPROM ( Erasable Programmable Read Only Memory ) or EEPROM ( Electrically Erasable Programmable Read - Only Memory ) calls.
secondary memory
The secondary memory or mass memory is used to record large amounts of data , which are not lost with the shutdown of the computer for a long period of time . Examples include mass storage hard disk and removable media such as CD- ROM , DVD, floppy and flash drive .
Typically the secondary memory is not directly accessed by the ALU , but through the input and output devices . This makes access to this memory is much slower than access to primary memory . For each device that is with a write buffer and read for performance enhancement .
Supposedly , we believe that tertiary memory is permanently connected to the computer .
tertiary storage
Magnetic tape for recording data .
More complex computing systems may include a third level of memory, with even slower than the secondary memory access . An example would be an automated tape containing the necessary information . Tertiary memory is nothing more than a secondary device memory or mass memory placed to serve as a device for secondary storage .
The memory technologies use very different materials and processes . In computer science , they have always evolved toward greater storage capacity , further miniaturization , faster access and reliability , while its cost falls constantly.
However , the computer memory is not limited to your individual physical memory , it presents more broadly , and without a defined location ( deterritorialized ) . We have possibilities to store in different places on the network , can be in Cairo and access files that were stored at sites in Brazil .
There is a growing trend for the storage of information in the virtual memory space , or so-called cyberspace , through virtual disks and attachments of emails . This makes it possible to access information from any Internet-connected device .
Input and output
Main article : Input and output
mouse
The input devices and output (I / O ) peripherals are used for human-computer interaction. In modern personal computers , common input devices include the mouse (or mouse ) , keyboard, scanner and webcam . Common output devices include the sound box, the monitor3e the printer .
What all input devices have in common is that they need to encode ( convert ) the information of some kind of data that can be processed by the digital computer system. Output devices on the other hand , decode the data into information that is understood by the computer user . In this sense, a digital computer system is an example of a data processing system .
This process , which basically consists of three stages : Input, Processing and Output understand the entire procedure for input power of information , which in turn ( processing phase ) will be processed and after that , the responses are passed to the user ( output ) .
We have devices that function to input and output data , as the modem and floppy either . Currently , another hybrid device data is the network of computers .
Functional blocks of a computer .
buses
To connect all these devices are a sign of special support , the motherboard , which through buses , wires and sockets connecting all devices . Its role also includes the connection of auxiliary sub - boards that control the input and output peripherals , such as the sound card ( connects to the speaker ) , the video card ( connects to the monitor ) , plate network ( connects to the LAN ) and fax - modem ( connects to the phone line ) .
It is noted that the bus between the components does not constitute a point- to-point , it can logically connect several components using the same set of wires. The bus can use a serial interface or a parallel interface .
Other additional equipment used in conjunction with the motherboard are the sink , a small fan to cool the processor and power supply , responsible for the energy supply of all components of the computer .
directions
The main feature of modern computers which distinguishes it from other machines , that can be programmed . This means that a list of instructions may be stored in memory and executed later .
Diagram programming language compiled into machine language .
The instructions executed in the ALU discussed above are not a rich instruction set as the human language . The computer has only a limited number of well-defined instructions . A typical example of an existing statement in most computers is " copy the contents of the memory position 123 to position 456 of memory " , " add the contents of memory location 510 to the contents of position 511 and place the result at position 507 " and" the content of position 012 equals 0 , the next instruction is at position 678 ' .
Instructions are represented as numbers on the computer - code for " copy " could be 007 , for example. The particular set of instructions that a computer has is known as the machine language of the computer . In practice , people do not write instructions directly into machine language but in a programming language , which is then translated into machine language through special programs such as interpreters and compilers . Some programming languages are very close to the machine language , as assembla ( low level language ) , and second languages like Prolog are based on abstract principles and distance themselves enough of the details of machine operation ( high-level languages ) .
The execution of instructions is like reading a book . Although people normally read each word and line in sequence , it is possible that sometimes she comes back to earlier points in the text of interest or pass not interesting sessions . Likewise, a computer that follows the von Neumann architecture executes each instruction in sequential order as they were stored in memory. But through special instructions , the computer can repeat instructions or advancing them until some condition is met . This is called flow control and is what allows the computer to perform tasks repeatedly without human intervention .
A person using a calculator can perform arithmetic operations such as adding numbers by pressing a few buttons . But sequentially adding the numbers from one to a thousand would require thousands of times push buttons, with a high probability of error in some iteration . Furthermore , computers can be programmed to perform this task with few instructions , and implementation and extremely fast .
But computers can not think , they just execute the instructions we provide . A human instructed , to address the problem of adding previously explained , realize at some point that can reduce the problem by using the following equation :
and arrive at the same correct answer with little work . Some modern computers can make some decisions to accelerate the implementation of programs to provide future direction and rearrange the order of instructions without changing its meaning . However, computers can not yet instinctively determine a more efficient way to accomplish your task , as they have no knowledge as to
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