domingo, 12 de janeiro de 2014

Computador conheça os detalhes computer know the details

Computador conheça os detalhes 

Computer knowing every item

Um software gravado na ROM recebe o nome de firmware Em computadores da linha IBM-PC eles são basicamente três, que são acessados toda vez que ligamos o computador, a saber: BIOSPOST eSETUp
Existe uma variação da ROM chamada memória preferencialmente de leitura que permite a re-gravação de dados. São as chamadas EPROM (Erasable Programmable Read Only Memory) ou EEPROM (Electrically Erasable Programmable Read-Only Memory).
Memória secundária
A memória secundária ou memória de massa é usada para gravar grande quantidade de dados, que não são perdidos com o desligamento do computador, por um período longo de tempo. Exemplos de memória de massa incluem o disco rígido e mídias removíveis como o CD-ROM, o DVD, o disquete e o pen drive.
Normalmente a memória secundária não é acessada diretamente pela ULA, mas sim por meio dos dispositivos de entrada e saída. Isso faz com que o acesso a essa memória seja muito mais lento do que o acesso a memória primária. Para isso cada dispositivo encontra-se com um buffer de escrita e leitura para melhoramento de desempenho.
Supostamente, consideramos que a memória terciária está permanentemente ligada ao computador.
Memória terciária
Fita magnética para gravação de dados.
Sistemas mais complexos de computação podem incluir um terceiro nível de memória, com acesso ainda mais lento que o da memória secundária. Um exemplo seria um sistema automatizado de fitas contendo a informação necessária. A memória terciária não é nada mais que um dispositivo de memória secundária ou memória de massa colocada para servir um dispositivo de memória secundária.
As tecnologias de memória usam materiais e processos bastante variados. Na informática, elas têm evoluído sempre em direção de uma maior capacidade de armazenamento, maior miniaturização, maior rapidez de acesso e confiabilidade, enquanto seu custo cai constantemente.
Entretanto, a memória de um computador não se limita a sua memoria individual e física, ela se apresenta de maneira mais ampla, e sem lugar definido (desterritorializada). Temos possibilidades de armazenar em diversos lugares na rede, podemos estar em Cairo e acessar arquivos que foram armazenados em sítios no Brasil.
É crescente a tendência para o armazenamento das informações na memória do espaço virtual, ou o chamado ciberespaço, através de discos virtuais e anexos de e-mails. Isto torna possível o acesso a informação a partir de qualquer dispositivo conectado à Internet.

Entrada e saída
Ver artigo principal: Entrada e saída
Mouse



Os dispositivos de entrada e saída (E/S) são periféricos usados para a interação homem-computador. Nos computadores pessoais modernos, dispositivos comuns de entrada incluem o mouse (ou rato), o teclado, o digitalizador e a webcam. Dispositivos comuns de saída incluem a caixa de som, o monitor3e a impressora.
O que todos os dispositivos de entrada têm em comum é que eles precisam codificar (converter) a informação de algum tipo em dados que podem ser processados pelo sistema digital do computador. Dispositivos de saída por outro lado, descodificam os dados em informação que é entendida pelo usuário do computador. Neste sentido, um sistema de computadores digital é um exemplo de um sistema de processamento de dados.
Processo este, que consiste basicamente em três fases: Entrada, Processamento e Saída. Entendemos por entrada todo o procedimento de alimentação de informações, que por sua vez serão processadas (fase de processamento) e após isso, são repassadas as respostas ao usuário (saída).
Podemos ter dispositivos que funcionam tanto para entrada como para saída de dados, como o modem e o drive de disquete. Atualmente, outro dispositivo híbrido de dados é a rede de computadores.
Blocos funcionais de um computador.
Barramentos
Para interligar todos esses dispositivos existem uma placa de suporte especial, a placa-mãe, que através de barramentos, fios e soquetes conecta todos os dispositivos. Sua função inclui também a conexão de placas auxiliares que sub-controlam os periféricos de entrada e saída, como a placa de som (conecta-se com a caixa de som), a placa de vídeo (conecta-se com o monitor), placa de rede (conecta-se com a LAN) e o fax-modem (conecta-se com a linha telefônica).
Nota-se que o barramento entre os componentes não constitui uma conexão ponto-a-ponto; ele pode conectar logicamente diversos componentes utilizando o mesmo conjunto de fios. O barramento pode utilizar uma interface serial ou uma interface paralela.
Outros equipamentos adicionais usados em conjunto com a placa-mãe são o dissipador, um pequeno ventilador para resfriar o processador, e a fonte de energia, responsável pela alimentação de energia de todos os componentes do computador.
 Instruções
A principal característica dos computadores modernos, o que o distingue de outras máquinas, é que pode ser programado. Isto significa que uma lista de instruções pode ser armazenada na memória e executa posteriormente.
Diagrama de linguagem de programação compilada em linguagem de máquina.
As instruções executadas na ULA discutidas acima não são um rico conjunto de instruções como a linguagem humana. O computador tem apenas um limitado número de instruções bem definidas. Um exemplo típico de uma instrução existente na maioria dos computadores é "copie o conteúdo da posição de memória 123 para a posição de memória 456", "adicione o conteúdo da posição de memória 510 ao conteúdo da posição 511 e coloque o resultado na posição 507" e "se o conteúdo da posição 012 é igual a 0, a próxima instrução está na posição 678".
Instruções são representadas no computador como números - o código para "copiar" poderia ser 007, por exemplo. O conjunto particular de instruções que um computador possui é conhecido como a linguagem de máquina do computador. Na prática, as pessoas não escrevem instruções diretamente na linguagem de máquina mas em uma linguagem de programação, que é posteriormente traduzida na linguagem de máquina através de programas especiais, como interpretadores e compiladores. Algumas linguagens de programação se aproximam bastante da linguagem de máquina, como o assembla (linguagem de baixo nível); por outro lado linguagens como o Prolog são baseadas em princípios abstratos e se distanciam bastante dos detalhes da operação da máquina (linguagens de alto nível).
A execução das instruções é tal como ler um livro. Apesar da pessoa normalmente ler cada palavra e linha em sequência, é possível que algumas vezes ela volte para pontos anteriores do texto de interesse ou passe sessões não interessantes. Da mesma forma, um computador que segue a arquitetura de von Neumann executa cada instrução de forma sequencial, da maneira como foram armazenadas na memória. Mas, através de instruções especiais, o computador pode repetir instruções ou avançá-las até que alguma condição seja satisfeita. Isso é chamado controle do fluxo e é o que permite que o computador realize tarefas repetitivamente sem intervenção humana.
Uma pessoa usando uma calculadora pode realizar operações aritméticas como somar número apertando poucos botões. Mas somar sequencialmente os números de um a mil iria requerer apertar milhares de vezes os botões, com uma alta probabilidade de erro em alguma iteração. Por outro lado, computadores podem ser programados para realizar tal tarefa com poucas instruções, e a execução e extremamente rápida.
Mas os computadores não conseguem pensar, eles somente executam as instruções que fornecemos. Um humano instruído, ao enfrentar o problema da adição explicado anteriormente, perceberia em algum momento que pode reduzir o problema usando a seguinte equação:

e chegar na mesma resposta correta com pouco trabalho. Alguns computadores modernos conseguem tomar algumas decisões para acelerar a execução dos programas ao prever instruções futuras e reorganizar a ordem de instruções sem modificar seu significado. Entretanto, os computadores ainda não conseguem determinar instintivamente uma maneira mais eficiente de realizar sua tarefa, pois não possuem conhecimento para tal
A software recorded in ROM is called firmware in the computers IBM - PC line they are basically three that are accessed every time we turn on the computer , namely: BIOS POST eSETUp
There is a variation of memory called ROM reading preferentially allowing re- writing of data. Are the EPROM ( Erasable Programmable Read Only Memory ) or EEPROM ( Electrically Erasable Programmable Read - Only Memory ) calls.
secondary memory
The secondary memory or mass memory is used to record large amounts of data , which are not lost with the shutdown of the computer for a long period of time . Examples include mass storage hard disk and removable media such as CD- ROM , DVD, floppy and flash drive .
Typically the secondary memory is not directly accessed by the ALU , but through the input and output devices . This makes access to this memory is much slower than access to primary memory . For each device that is with a write buffer and read for performance enhancement .
Supposedly , we believe that tertiary memory is permanently connected to the computer .
tertiary storage
 Magnetic tape for recording data .
More complex computing systems may include a third level of memory, with even slower than the secondary memory access . An example would be an automated tape containing the necessary information . Tertiary memory is nothing more than a secondary device memory or mass memory placed to serve as a device for secondary storage .
The memory technologies use very different materials and processes . In computer science , they have always evolved toward greater storage capacity , further miniaturization , faster access and reliability , while its cost falls constantly.
However , the computer memory is not limited to your individual physical memory , it presents more broadly , and without a defined location ( deterritorialized ) . We have possibilities to store in different places on the network , can be in Cairo and access files that were stored at sites in Brazil .
There is a growing trend for the storage of information in the virtual memory space , or so-called cyberspace , through virtual disks and attachments of emails . This makes it possible to access information from any Internet-connected device .
Input and output
 Main article : Input and output
 mouse
The input devices and output (I / O ) peripherals are used for human-computer interaction. In modern personal computers , common input devices include the mouse (or mouse ) , keyboard, scanner and webcam . Common output devices include the sound box, the monitor3e the printer .
What all input devices have in common is that they need to encode ( convert ) the information of some kind of data that can be processed by the digital computer system. Output devices on the other hand , decode the data into information that is understood by the computer user . In this sense, a digital computer system is an example of a data processing system .
This process , which basically consists of three stages : Input, Processing and Output understand the entire procedure for input power of information , which in turn ( processing phase ) will be processed and after that , the responses are passed to the user ( output ) .
We have devices that function to input and output data , as the modem and floppy either . Currently , another hybrid device data is the network of computers .
 Functional blocks of a computer .
buses
To connect all these devices are a sign of special support , the motherboard , which through buses , wires and sockets connecting all devices . Its role also includes the connection of auxiliary sub - boards that control the input and output peripherals , such as the sound card ( connects to the speaker ) , the video card ( connects to the monitor ) , plate network ( connects to the LAN ) and fax - modem ( connects to the phone line ) .
It is noted that the bus between the components does not constitute a point- to-point , it can logically connect several components using the same set of wires. The bus can use a serial interface or a parallel interface .
Other additional equipment used in conjunction with the motherboard are the sink , a small fan to cool the processor and power supply , responsible for the energy supply of all components of the computer .
directions
The main feature of modern computers which distinguishes it from other machines , that can be programmed . This means that a list of instructions may be stored in memory and executed later .
 Diagram programming language compiled into machine language .
The instructions executed in the ALU discussed above are not a rich instruction set as the human language . The computer has only a limited number of well-defined instructions . A typical example of an existing statement in most computers is " copy the contents of the memory position 123 to position 456 of memory " , " add the contents of memory location 510 to the contents of position 511 and place the result at position 507 " and" the content of position 012 equals 0 , the next instruction is at position 678 ' .
Instructions are represented as numbers on the computer - code for " copy " could be 007 , for example. The particular set of instructions that a computer has is known as the machine language of the computer . In practice , people do not write instructions directly into machine language but in a programming language , which is then translated into machine language through special programs such as interpreters and compilers . Some programming languages ​​are very close to the machine language , as assembla ( low level language ) , and second languages ​​like Prolog are based on abstract principles and distance themselves enough of the details of machine operation ( high-level languages ​​) .
The execution of instructions is like reading a book . Although people normally read each word and line in sequence , it is possible that sometimes she comes back to earlier points in the text of interest or pass not interesting sessions . Likewise, a computer that follows the von Neumann architecture executes each instruction in sequential order as they were stored in memory. But through special instructions , the computer can repeat instructions or advancing them until some condition is met . This is called flow control and is what allows the computer to perform tasks repeatedly without human intervention .
A person using a calculator can perform arithmetic operations such as adding numbers by pressing a few buttons . But sequentially adding the numbers from one to a thousand would require thousands of times push buttons, with a high probability of error in some iteration . Furthermore , computers can be programmed to perform this task with few instructions , and implementation and extremely fast .
But computers can not think , they just execute the instructions we provide . A human instructed , to address the problem of adding previously explained , realize at some point that can reduce the problem by using the following equation :

and arrive at the same correct answer with little work . Some modern computers can make some decisions to accelerate the implementation of programs to provide future direction and rearrange the order of instructions without changing its meaning . However, computers can not yet instinctively determine a more efficient way to accomplish your task , as they have no knowledge as to

Nenhum comentário: