Logo mascote e a bola
Imagem da cerimônia de apresentação da logo oficial.
O logotipo é chamado de "Inspiração"
e foi criado pela agência brasileira "África". O projeto resulta
de uma fotografia icônica de três mãos vitoriosas juntas levantando o Troféu da Copa do
Mundo FIFA. Bem como para descrever a noção humanitária das mãos em interligação,
a representação das mãos também é simbólica no amarelo e verde do Brasil, dando calorosas
boas-vindas ao mundo. O logotipo foi apresentado em uma cerimônia realizada em Joanesburgo, África do Sul, em 8 de julho de 2010.
A FIFA e o COL Brasil 2014 convidaram
25 agências brasileiras para apresentar projetos para o emblema oficial do
torneio de 2014 e a tarefa de escolher o vencedor foi delegada a um grupo de
juízes composto pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol,Ricardo Teixeira, o secretário geral
da FIFA, Jérôme Valcke, a supermodelo Gisele Bündchen, o arquiteto Oscar Niemeyer, o escritor Paulo Coelho, a cantora Ivete Sangalo e o designer Hans Donner
A comunidade brasileira de designers reagiu com
duras críticas à identidade visual escolhida Segundo Alexandre Wollner, um dos precursores
do design moderno brasileiro e um dos maiores profissionais da
área no país51 , o desenho se assemelha a uma mão cobrindo o
rosto de vergonha e o processo de escolha, por um júri que excluía designers
gráficos profissionais, não foi correto
O pôster oficial da Copa do Mundo FIFA
2014 é a principal marca visual do evento. O desenho retrata duas pernas de
jogadores disputando uma bola, que juntas formam a parte inferior do contorno
do mapa do Brasil, no qual é exibida a inscrição "2014 Copa do Mundo da
Fifa Brasil". Uma visão mais aproximada da mesma figura revela símbolos da
fauna, flora e cultura de cada região do país, como o calçadão de Copacabana, a
capoeira, o frevo, baianas, chimarrão e uma bola de futebol
Escolhido entre diversos concorrentes, o
pôster foi criado pela designer Karen Haidinger, da agência Crama. A apresentação foi realizada pelos
embaixadores da Copa do Mundo de 2014, Marta, Ronaldo, Bebeto, Carlos Alberto e
Amarildo (com exceção do ex-técnico e jogador Zagallo), no dia 30 de janeiro de
2013.
O simbolo foi escolhido por uma
comissão julgadora formada pelo Secretario-geral da FIFA, Jérôme Valcke,
pela Ministra da Cultura Marta Suplicy, pelo presidente da CBF e do Comitê Organizador Local (COL), José Maria Marin,
pelo artista plástico Romero Britto, e pelos ex-jogadores Ronaldo e
Bebeto, integrantes do conselho do COL.
Mascote
Fuleco, o mascote da copa.
A seleção do mascote da Copa do Mundo
FIFA de 2014 ocorreu em março de 2012 com uma decisão da própria FIFA. Na
disputa para ser mascote da Copa, estavam as seguintes opções: a Arara, o Saci Pererê, a Onça Pintada e o Tatu-bola. O tatu-bola,
vencedor da disputa, foi apresentado ao público como mascote da Copa do Mundo
de 2014 em 16 de setembro de 2012.
A ideia de candidatar o animal surgiu
da ONG cearense Associação Caatinga A campanha
ganhou repercussão nas redes sociais e, em 29 de fevereiro de 2012, um dossiê foi
entregue aos representantes do Ministério dos Esportes. O tatu-bola-da-caatinga
é uma espécie endêmica do Brasil e, de acordo com a União Internacional
para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN),
encontra-se ameaçada de extinção, com estado de conservação vulnerável
Tatu-bola, o animal que inspirou o mascote da Copa.
A questão da preservação ambiental,
simbolizada nos mascotes, começou a ser uma preocupação das comissões
organizadoras dos torneios desde a Copa do Mundo FIFA de 2010, quando um leopardo
(espécie que sofre com a caça predatória na África do Sul) batizado de Zakumi, foi o mascote da competição.58
A identidade visual do mascote
compõe-se do tatu-bola em amarelo, com a carapaça em azul, trajando um calção
verde e uma camiseta branca na qual está grafado "Brasil 2014". Uma
votação pública foi aberta para a decisão do nome. "Amijubi" (palavra
formada pela fusão de amizade e júbilo), "Fuleco" (junção de futebol
e ecologia) e "Zuzeco" (uma mistura de azul e ecologia) são os nomes
postulantes.59 Com 48% dos 1,7 milhão de votos
pela internet no Brasil e no mundo, "Fuleco" foi escolhido como nome oficial do mascote e
anunciado em 25 de novembro de 2012. Zuzeco obteve 31% e Amijubi 21% dos votos.56
Bola
Para definir o nome da bola oficial da
Copa do Mundo FIFA de 2014, foi realizada uma votação pela internet com
organização da Adidas, marca que fabrica as bolas das competições, e pelo site GloboEsporte.com
Esta é a primeira vez que o nome oficial da bola do torneio foi
decido por votação. A enquete trazia três opções: "Bossa Nova",
"Carnavalesca" e "Brazuca". O resultado foi anunciado em 2 de setembro num evento
organizado e transmitido em rede nacional.
Brazuca foi o nome
escolhido com um percentual de 77,8%, enquanto os outros nomes postulantes
Bossa Nova e Carnavalesca, obtiveram 14,6% e 7,6%, respectivamente. Ao todo,
foram computados 1.119.539 votos. soon
Image of presentation ceremony of the official logo .
The logo is called " Inspiration " and was created by Brazilian agency " Africa." The design stems from an iconic photograph of three victorious hands together raising the trophy of the FIFA World Cup . Well as to describe the humanitarian notion of hands interlinking , the portrayal of the hands is also symbolic of the yellow and green Brazil , giving a warm welcome to the world . The logo was presented at a ceremony held in Johannesburg , South Africa , on July 8, 2010 .
FIFA and the Brazil LOC invited 25 Brazilian 2014 agencies to submit designs for the Official Emblem of the 2014 tournament and the task of picking the winner was delegated to a panel of judges composed of the president of the Brazilian Football Confederation , Ricardo Teixeira , the general secretary of FIFA , Jerome Valcke , supermodel Gisele Bündchen , architect Oscar Niemeyer , writer Paulo Coelho , singer Ivete Sangalo , and designer Hans Donner
The Brazilian community of designers responded with harsh criticism of the visual identity chosen According to Alexandre Wollner , one of the forerunners of modern Brazilian design and one of the greatest professionals in país51 , the design resembles a hand covering his face in shame and selection process by a jury that excluded professional graphic designers , was not correct
Poster
The official poster of the 2014 FIFA World Cup is the main brand of the visual event. The drawing depicts two legs of players vying for a ball, which together form the bottom contour map of Brazil , in which appears the inscription " 2014 FIFA World Cup Brazil ." A closer view of the same figure shows the symbols of the flora, fauna and culture of each region of the country , as the boardwalk of Copacabana , capoeira , frevo , Bahia , mate and a soccer ball
Chosen from among many competitors , the poster was created by designer Karen Haidinger , the agency Crama . The presentation was made by the ambassadors of the 2014 World Cup , Marta , Ronaldo , Bebeto , Carlos Alberto and Amarildo ( with the exception of former coach and player Zagallo ) , on January 30, 2013 .
The symbol was chosen by a judging panel formed by Secretary General of FIFA , Jerome Valcke , the Minister of Culture Suplicy , the president of the CBF and the Local Organising Committee ( LOC) , Jose Maria Marin , by artist Romero Britto , and by former players Ronaldo and Bebeto , board members of the LOC .
mascot
Fuleco , the mascot Cup .
A selection of the mascot of the 2014 FIFA World Cup took place in March 2012 with a decision by FIFA itself. In contention for the World Cup mascot , were the following: Arara , Saci Pererê , the Jaguar and the Armadillo - ball. The three-banded armadillo , winner of the contest , was presented to the public as a mascot of the World Cup 2014 on September 16, 2012 .
Fuleco , the mascot Cup .
A selection of the mascot of the 2014 FIFA World Cup took place in March 2012 with a decision by FIFA itself. In contention for the World Cup mascot , were the following: Arara , Saci Pererê , the Jaguar and the Armadillo - ball. The three-banded armadillo , winner of the contest , was presented to the public as a mascot of the World Cup 2014 on September 16, 2012 .
The idea of applying the animal came from Ceará NGO Associação Caatinga The campaign gained repercussions on social networks , and February 29, 2012 , a dossier was handed over to representatives of the Ministry of Sports . The three-banded armadillo - the - savanna is an endemic species from Brazil and , according to the International Union for Conservation of Nature and Natural Resources ( IUCN ) , is threatened with extinction , with state of vulnerable conservation
Three-banded armadillo , the animal that inspired mascot Cup .
The issue of environmental preservation , symbolized in pets began to be a concern of the organizing committee of the tournament since the FIFA World Cup 2010, when a leopard ( species suffers from poaching in South Africa ) named Zakumi , was the mascot competição.58
The visual identity of the mascot is made up of the three-banded armadillo in yellow , with a blue coat , wearing a green shorts and a white T-shirt on which is spelled " Brazil 2014 " . A public vote was open to decide the name. " Amijubi " (a word formed by the merger of friendship and joy ) , " Fuleco " ( Junction football and ecology ) and " Zuzeco " ( a mixture of blue and ecology ) are the names postulantes.59 With 48 % of the 1.7 million vote over the Internet in Brazil and the world, " Fuleco " was chosen as the official mascot name and announced on November 25, 2012 . Zuzeco got 31% and 21 % of Amijubi votos.56
ball
To set the name of the official ball of the FIFA World Cup 2014 , a vote by internet organizing the Adidas brand that manufactures the balls of competitions , and the site was performed GloboEsporte.com This is the first time that the official name of ball tournament was decided by vote . The survey includes three options : " Bossa Nova" , " Carnavalesca " and " Brazuca " . The result was announced on September 2 in an organized event and broadcast on national television .
Brazuca was the name chosen with a percentage of 77.8 % , while the other candidates names Bossa Nova and Carnavalesca , obtained 14.6 % and 7.6 % , respectively. Altogether , 1,119,539 votes were tallied .
Nenhum comentário:
Postar um comentário